Páginas

março 25, 2012

Essencial IX - Cardigan

O cardigan é relativamente ignorado em Portugal e não se vê tanto quanto a camisola pullover. Não faz muito sentido que assim seja dado que um cardigan é das peças de vestuário mais versáteis que existe, garantidamente mais do que a equivalente camisola.
 Um cardigan com um decote grande como os das fotos, para além de mais versátil do que o pullover é também mais elegante. À semelhança dos blazers, os cardigans mostram o que está por baixo e por isso são compatíveis com o uso de uma gravata, como aqui. Nos pullovers, mesmo os de decote em V, o uso de uma gravata confere um look antiquado e faz pouco sentido por ficar toda escondida. Num registo mais informal um cardigan pode ser usado até com uma t-shirt.

Outra vantagem do cardigan é ser mais adequado como camada exterior. Enquanto que usar uma camisola como camada superior cria uma aparência incompleta o cardigan é uma alternativa viável a um casaco. Podem ser usados desabotoados ou fechados o que incrementa as possibilidades visuais e de conforto.
Existe uma variedade infinita de cardigans mas considero que um feito com uma malha fina/média, sem adornos e numa cor neutra é a aposta mais segura pela sua versatilidade. No inverno serve como camada intermédia sobre a camisa e por baixo do casaco, na primavera é uma alternativa elegante a um blazer. Como é regra para quase todos os casacos, o último botão de um cardigan não deve ser apertado.

2 comentários:

  1. Concordo plemamente com o que disses. Em Portugal nem por isso se vê muito a combinação camisa cardigan ou t-shirt cardigan, contudo quando estive em Inglaterra vi várias vezes essas combinações, e como estive lá no Verão ... surpresa ... combinavam t-shirt com um cardigan com uma t-shirt e uns mocassins opa adorei!

    Eu pessoalmente tenho 4 dois finos e dois de lã mais grossos!

    Follow us: http://ourworldourstyle.blogspot.pt/

    V. Marques

    ResponderExcluir
  2. eu sou fã dos cardigans e o que me agrada mais neles é mesmo isso, a versatilidade.

    ResponderExcluir