Páginas

março 08, 2012

Azeite e água

Um dos grandes gozos no acto quotidiano de vestir é misturar peças com formalidades díspares e aparentemente inconciliáveis. Nem sempre é fácil dominar esta arte mas se bem feito faz-se notar pela positiva. As possibilidades são ilimitadas, por exemplo, combinar uma t-shirt com umas calças estruturadas criando um look formal em baixo e descontraído em cima. Ou então o contrário, combinar um blazer com umas calças de estilo militar.
O mestre e grande advogado desta combinação é a casa italiana Brunello Cucinelli (exemplo em cima) mas não é nada que não possa ser feito em casa. Para que resulte, isto é, para que não pareça o look de um miúdo que roubou um blazer ao pai é imprescíndivel que as calças tenham um corte semelhante ao de umas calças mais sérias, isto é, sejam slim e com bolsos laterais discretos. E os bolsos laterais devem ser apenas decorativos e não servir para guardar coisas que os façam abrir.

Sendo as calças militares de inspiração militar acho que ficam melhor em cores evocativas do camuflado como verde, castanho ou bege. Mas não quer dizer que não fiquem bem em azul marinho ou branco para dar dois exemplos. Não aconselho é cores não neutras. As calças militares já dão nas vistas pelo design. Usá-las numa cor não neutra poderá cair no exagero estilístico.

Para mim os sapatos também podem ser mais desportivos mas eu não faço parte do clube de quem acha cool combinar ténis com blazers.

As minhas calças militares são verde acinzentado, uma cor bastante versátil, devidamente encurtadas e estreitadas na perna abaixo do joelho. O lenço de bolso azul escuro faz a ligação entre as calças e a camisa preta e dá sofisticação ao conjunto.

Blazer em lã - Decenio
Camisa em algodão piquet - A&F; Lenço em algodão - Massimo Dutti
Calças militares em algodão - Salsa
Sapatos desportivos em pele - Massimo Dutti

Um comentário:

  1. Ando á procura de umas cargo pants há tanto tempo... nunca me lembrei da Salsa! Vou lá...
    Estou a gostar mto do teu Blog!

    ResponderExcluir