Páginas

fevereiro 28, 2012

Essencial VII - Trench

Podia ter chamado gabardina a este essencial mas não era a mesma coisa. A trench é uma gabardina com algumas particularidades que fazem toda a diferença. A trench mais típica é de algodão, assertoada, com cinto e um comprimento que a faz cair a meio entre a cintura e o joelho. Este é o comprimento mais versátil pois tanto serve para cobrir um blazer como pode ser usada de forma mais informal com um cardigan ou apenas uma camisa. O cinto é um acessório interessante pois permite cintá-la e criar uma silhueta mais elegante. A trench também tende a conservar referências às suas origens militares caso das divisas nos ombros (como esta em azul marinho). Normalmente tem um forro destacável.


Quanto a mim nunca faz frio em Portugal (pelo menos em Lisboa) para justificar uma trench sobre um casaco por isso opto e aconselho a adquirir mais justa (como na foto acima) para ficar fitted com uma camisa. Os leitores do blog também já sabem que recomendo sempre um design clássico e simples, principalmente para as peças essenciais. Apenas dois bolsos (que nas trenchs tendem a ser verticais), nada de fechos ou bolsos suplementares. As divisas são o único "extra" que considero permissível numa trench.

Tratando-se de um essencial também recomendo sempre optar por uma cor neutra sendo a bege a mais óbvia. Mas pode ser cinza, azul marinho ou claro, verde escuro, castanha ou mesmo preta

Talvez esteja a perguntar-se porque é que recomendo como essencial um artigo para a chuva num país em que chove pouco. Porque uma trench não é aquela gabardina feia e sem formas que só usamos se for mesmo necessário. Uma trench é cool e não é preciso desculpas para usarmos uma. Não prometo é que o uso de uma traga o assédio do sexo oposto que a foto de cima sugere.

2 comentários:

  1. Essa é daquelas peças que nunca fez parte do meu guarda-roupa. Gosto de ver no outros mas não me imagino com uma :D

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo. Tenho a mesma posição em relação às canadianas. Gosto de as ver mas não me vejo a comprar uma.

    ResponderExcluir