Páginas

abril 08, 2012

O look descontraído da ganga

Ainda que o casaco mais versátil e elegante que um homem pode ter seja o blazer existem ocasiões em que apetece e se deve vestir algo mais descontraído. A escolha mais óbvia para a diversificação de um guarda-roupa masculino é o blusão em pele. Outra possível é o casaco de ganga. Actualmente não tenho nenhum blusão de cabedal mas já pensei em adicionar um segundo de ganga ao meu guarda-roupa. Há quatro razões para isso acontecer:
  1. Os blusões de cabedal são caros. Quase de certeza a peça mais cara do guarda-roupa de um homem. E bastante mais caro do que um casaco de ganga. E não vale a pena comprar algo de qualidade inferior pois o mais provável é não se vir a dar-lhe uso.
  2. Enquanto a pele se torna insuportável em dias quentes, o casaco de ganga pode ser usado todo o ano, como camada superior ou até como camada intermédia por baixo de uma gabardina ou blazer.
  3. Dificilmente encontro um blusão em pele de que goste. As marcas parecem optar sempre por acrescentar um fecho ou colocar uma gola diferente para o tornar mais "moderno". Mas eu prefiro gastar o valor que custa um casaco de cabedal num artigo mais clássico e portanto menos sujeito a passar de moda. Pelo contrário quase todas as marcas têm casacos de ganga que seguem o estilo clássico.
  4. Raramente visto um casaco de cabedal que não precise de arranjos para me ficar bem ou confortável. Ao invés, quase todos os casacos de ganga assentam-me na perfeição, independentemente da marca.
Por estas razões considero o casaco de ganga quase essencial. À semelhança das calças de ganga, o casaco, para maior versatilidade, deve ser num tom intermédio de azul, parco em lavagens e com um corte o mais clássico possível. E o casaco de ganga é dificilmente mais clássico do que um Levi's trucker como este. Mas como disse, quase todas as marcas, seja as tradicionais americanas ou não, têm as suas versões do clássico casaco de ganga.

Não vale a pena por isso correr para a loja mais próxima para comprar um. Até porque algumas marcas os colocam à venda a preços obscenos. Como o casaco de ganga atingiu a maturidade e pouco muda em anos é mais acertado comprar nos saldos, num outlet ou, melhor ainda, usado já com alguma patina incorporada.

Se o casaco de ganga é indissociável da cultura americana eu recorro à receita clássica americana para o conjugar. Confesso, o casaco de ganga com uns chinos num tom cru, bege ou khaki (como aqui) é uma das melhores combinações que existem. E tão fácil de fazer. Pessoalmente não gosto de conjugar casaco de ganga com mais ganga, seja calças ou camisa. Se o quiser fazer tenha o cuidado de escolher peças de diferentes tons para não parecer que está fardado.

Acho piada ao contraste do casaco de ganga com uma gravata mas hoje optei por algo bem mais descontraído como uma t-shirt básica. Neste caso em azul celeste que é uma excelente cor para conjugar com peças de verão.

Para dar alguma nobreza ao conjunto e porque a descontracção não tem de estar dissociada da elegância uns moccasins em camurça são informais, confortáveis, sem perda de classe.

Casaco ganga - Levi's; Calças chino - Sisley
T-shirt - Zara; Relógio cronógrafo - Swatch

Sapatos camurça - Massimo Dutti
Cinto lona - Pepe Jeans

2 comentários:

  1. Gosto do estilo! Também não gosto de ganga com ganga, dificilmente é bem combinada. Deste conjunto só não usava os sapatos lol.
    O modelo apareçe sempre decepado? lol

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da elegância das calças cropped com o denim jacket! :) Tens muito bom gosto, aliás.

    um bj,
    marta
    marcasporamor.com

    ResponderExcluir