Páginas

setembro 05, 2012

Essencial XVIII - fato cinza de verão


Em termos de fatos um homem tem as necessidades mais ou menos cobertas se tiver três de inverno e três de verão. Os de inverno devem ser mais escuros, um azul marinho, um cinzento carchoal, um castanho ou cinzento acastanhado, e de tecido mais quente. Os de verão mais claros, azul petróleo, cinza claro e caqui/bege, em materiais mais respiráveis.

Este é o meu fato cinza de verão, 100% linho que é uma opção pouco habitual em Portugal e sempre arriscada. Arriscada porque o linho perde a compostura facilmente. Estas fotos foram tiradas depois de um dia a usá-lo, tirem as vossas conclusões sobre se os vincos lhe dão personalidade ou ar desmazelado.

Dada esta característica do linho parece-me prudente usar o fato apenas uma vez por semana e deixa-lo pendurado no resto do tempo para que ele possa esticar e perder as rugas. Ainda assim é inevitável que ele necessite de ser passado a ferro mais vezes do que o normal noutros tecidos.

Outro aspecto que merece atenção é a marcação da bainha de calças de linho que não deve ser feita com elas novas e esticadas. Como inevitavelmente vão enrugar e "encurtar" deve marcar-se depois de um dia de uso. Também convém serem marcadas com os sapatos com que se vai usar normalmente. Como no verão uso quase exclusivamente loafers e drivers, que são sapatos mais baixos do que os normais bluchers e oxfords de inverno, as minhas calças de verão são ligeiramente mais longas do que as de inverno.



Este fato mais especificamente tem três incongruências. A primeira detesto, a segunda aceito e a terceira gosto:
  1. É forrado o que não faz grande sentido num fato de verão que se quer fresco e desestruturado.
  2. Tem ticket pocket e bolsos inclinados que têm sido recuperados recentemente e são conotados com informalidade. Ainda que o ticket pocket tenha originado nos sport jackets dos cavaleiros ingleses para guardar trocos eu discordo que ele introduza informalidade num casaco, pelo contrário acho que ficam mais sérios. Para além disso, linho grita Nice e ticket pocket e bolsos inclinados têm a cara de Londres o que me parece não se cruzar. Apesar de não ser o melhor blazer para aplicar um ticket pocket aceito a opção pois introduz variedade no meu guarda-roupa o que não me parece uma má ideia.
  3. Ainda que seja um fato de verão ele é constituído por três peças (já tinha mostrado o colete aqui). Quanto a mim todos os fatos, pelo menos os de inverno, deviam ser vir com colete. É uma peça muito elegante que ajuda a esconder um problema que afecta muitos homens, a barriga grande. Também é uma peça perfeita para fazer camadas no inverno. Num fato de verão é menos relevante e para mim, que tenho normalmente calor, acho que nunca vestirei as três peças juntas. 


Das camisas mais óbvias para se usar com um fato cinzento é uma vichy. E a cor mais óbvia para uma camisa vichy é o azul marinho. Esta camisa em concreto será um dos próximos essenciais no blogue. Sendo verão a descontracção de uns loafers em camurça clara e sola branca complementa coerentemente o fato em linho.

6 comentários:

  1. 1º Gosto; 2º Gosto do conjunto; 3º Não gosto de fatos de linho... lol Apesar de não ter feito qualquer referencia ao lenço de bolso gostei bastante e se fosse eu neste caso teria atrevido me a não usar meias.
    Um abraço e bom regresso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não usar meias (visíveis) no verão é excelente, pelo conforto e estilo. Infelizmente nem sempre é possível.

      Excluir
  2. Gosto do fato, mas na foto parece mais beje que cinza. Também acho que o forro seria escusado.
    Gosto de casacos e calças de linho, embora tenham o tal óbice de se amachucarem muito. Contudo, importante é sentirmos-nos confortáveis. Mas também a verdade é que se notam mais as rugas nas fotos. Ao vivo, parece sempre melhor.
    O lenço...teria usado um mais atrevido que emprestasse um pouco de colorido ao conjunto.

    Bom regresso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos foram tiradas ao fim do dia com a luz do sol já amarelada, por isso o tom parecer bege.

      De facto podia ter escolhido outro lenço ainda que gosto deste par (camisa/lenço) pela harmonia que fazem.

      Abraço

      Excluir
  3. Gosto particularmente da 4ª foto, por razões nada ligadas ao conjunto apresentado que me parece bastante conseguido!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja a dissonância entre o fato de homem e a pose da criança sentada no corrimão!

      Excluir