Páginas

maio 07, 2012

No meio está a virtude

Hoje vou escrever sobre botões. Mais concretamente botões frontais de blazers single breasted (uma única coluna de botões). As regras que escrevo aqui são, em grande parte, quase universais para o estilo masculino. Mas isso não quer dizer que tenham de ser seguidas à risca, ou que não sejam possíveis variações consoante o nosso gosto.

Os blazers normais têm, na sua maioria, dois botões frontais. Na minha opinião é essa a conta ideal, salvo se estivermos a falar de casos extremos de homens muito altos ou singularmente baixos.

Os blazers de três botões caíram em desuso há cerca dez anos. Ainda se encontram à venda em outlets mas sou da opinião que, independemente do desconto, não se devem adquirir. O problema dos blazers antigos de três botões é a lapela ficar muito curta o que faz com que tenha um V muito aberto. Esse corte cobre demasiado a camisa e/ou gravata e dá um ar um pouco ridículo a quem o usa.

Nos blazers de três botões mais recentes (como o da foto abaixo) a lapela alonga-se para ficar com um corte semelhante ao de um blazer de dois botões. Isso significa que o botão superior fica escondido e nunca deve ser fechado. Sendo assim para quê colocá-lo lá. Entendo que seja para criar simetria mas acho que não faz sentido existir a casa de um botão no meio da lapela. Fica estranho e pouco estético. 

Blazer de três botões
A outra alternativa são os blazers de um botão, a opção tradicional para smokings mas menos usual em fatos ou sport jackets. Associo este blazers a gravatas skinny, e estas duas tendências são mais características de adolescentes. Não desgosto mas o blazer de um botão não tem a elegância do de dois e por isso só uso blazers de dois botões.


Blazer de um botão
Pode dizer-se que o número de botões dos blazers vai obedecendo à moda e que, se agora o de dois botões recebe a aprovação maioritária, daqui a uns anos poderemos recuperar o de três ou simplificar para o de um botão. Não acredito que aconteça tão cedo, acho que o blazer de dois botões é o mais usado precisamente por ser o mais equilibrado. Mas se a moda mudar amanhã o blazer de dois botões é a melhor aposta hoje dado que, como está no meio, nunca ficará demasiado longe da tendência.
Blazer de dois botões

Nenhum comentário:

Postar um comentário