Páginas

maio 11, 2012

Essencial XI - Camisa rosa claro


Depois do azul claro e branco considero o rosa claro o tom mais imprescindível para uma camisa. Pode ser lisa ou às riscas/quadrados com branco, fundamental é que o rosa seja pálido para garantir subtileza e neutralidade. Esta tem micro-riscas rosa/branco.

Ainda que bastante versátil, a camisa rosa brilha mais quando conjugada com beges ou castanhos claros. Esta combinação é uma das mais antigas no protocolo masculino. Consta que o homem que, inadvertidamente friccionou um pau em palha e descobriu o fogo, vestia um blazer bege e uma camisa rosa.

Esta camisa tem punhos franceses, um detalhe de visual requintado mas que tolhe parte da versatilidade. Primeiro porque só funciona com blazers, não encaixa debaixo de uma camisola ou cardigan. Segundo porque é suposto ser usada sempre com os punhos fechados e em dias quentes como o de ontem enrolar as mangas torna-se imperioso. Para quem não se veste diariamente de formal bastante formal não é uma aposta racional.

Outra combinação cromática clássica a que já me tenho referido é a bege/navy. Aqui aparece invertida. Diz-se que os homens mais dotados de barriga a devem evitar. Teoricamente faz sentido, se as cores escuras disfarçam o volume usar um blazer claro com umas calças escuras realça o volume abdominal. Na prática, acho que, desde que se goste de ver, deve ignorar este conselho. Inverter as cores é uma forma não negligenciável de diversificar os looks.

Abaixo da cintura vesti-me de forma mais informal. As calças são umas chino tradicionais e os sapatos uns penny loafers em camurça. Não gosto muito de loafers, e a principal razão é não gostar do design recto do loafer típico. É muito raro encontrar uns que goste, mas é o caso destes da Massimo Dutti. Os casual shoes são, quanto a mim, uma das especialidades da casa espanhola, pois têm um design moderno que vai ao encontro daquilo que procuro em sapatos mais desportivos. E os loafers são sapatos informais. Outra coisa que me levou a apostar neste par é a cor. Não é fácil encontrar sapatos com o tom certo de verde mas estes têm-no. Em sapatos de verão também gosto do apontamento da sola branca.

Gosto de ver sapatos slip-on sem meias. Com temperaturas acima dos 30ºC sabe bem andar sem meias a tapar o tornozelo seja qual for o tipo de sapato. A decisão não foi complicada, porém nem todos a podem tomar em dias de trabalho.

Blazer algodão - Decenio; Camisa algodão - Massimo Dutti
Sapatos camurça - Massimo Dutti
Calças chino - Zuky; Relógio cronógrafo - Swatch

2 comentários:

  1. Está excelente e perfeita a roupa!
    Uso muita camisa rosa, gosto muito.
    Parabéns!
    #
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Obrigado pelas palavras e pelo like no FB.

      A camisa rosa é subvalorizada e subaproveitada. Os homens deviam dar-lhe mais crédito.

      Excluir