Páginas

abril 03, 2014

Gosto disto: Blazer azul marinho em linho/algodão

Este é o primeiro post de um novo marcador "gosto disto". Nos posts "gosto disto" vou mostrar não só artigos de que gosto mas onde é possível adquirir. Eu posso já ter, vir a ter ou não, mas todas as peças que eu colocar sob este marcador teriam lugar no meu guarda-roupa.

Vou começar por um blazer que me chamou a atenção da última vez que estive numa loja Decenio. Como todas as marcas portuguesas em maior ou menos grau, a Decenio peca por alguma imutabilidade nas suas colecções. Não que seja opção dos seus responsáveis mas o homem português é muito conservador a vestir e se as marcas mudam muito arriscam-se a não vender. Contudo nota-se a evolução e a Decenio tem, por exemplo, cada vez mais artigos slim fit com cortes mais modernos. A verdade é que a cada colecção a Decenio tem um ou outro artigo que me agrada bastante. Para já, na colecção Primavera/Verão 2014, este blazer destaca-se.


Só não compro pois tenho um praticamente igual mas este é basicamente o blazer de Primavera/Verão fundamental. O azul é um navy claro ideal para dias de sol. O tecido é 53% algodão-47% linho. Quem acompanha o blogue sabe que para mim é o material ideal para um blazer de Verão. O linho é um material fresco e muito cool mas também propício a enrugar-se. É aí que entra o algodão que impede o enrugamento excessivo. O tecido também tem textura o que ajuda o blazer a manter a forma. E para mim dá-lhe muito mais pinta, eu gosto bastante mais de blazers com alguma textura do que aborrecidamente lisos.

Outra coisa que gosto de ver em blazers são botões contrastantes, principalmente blazer navy com botões beges como aqui. A lavagem também é discreta, dá-lhe aquele ar descontraído que permite que seja usado em múltiplas soluções desde um henley a camisa/gravata. Idealmente gostava que tivesse bolsos de chapa mas assim também gosto (o meu também tem bolsos com pala).

Não o cheguei a experimentar mas creio que ele tenha o corte de dois blazers Decenio que comprei em 2013. Esses estavam-me perfeitos nos ombros (onde é fundamental) mas precisaram de ser bastante cintados. Uma dica que dou é esperar pelos saldos, os produtos Decenio raramente esgotam. Neste momento ele custa €220 o que me parece honesto face à qualidade mas é possível apanhá-lo com 30% e até 50% de desconto. Entretanto conto publicar fotos minhas a usar quer o blazer navy semelhante a este quer os blazers Decenio que mencionei acima.

A razão porque este é o blazer fundamental é a versatilidade que permite. Combine-o com:
Camisas: Branca, cinza ou azul claro. Lisa, riscada ou vichy.
Gravata: Cinza, azul claro ou bege. Lisa, riscada ou com padrão xadrezado
Calças: Brancas, cinza, bege, caqui ou azul claro. Chinos ou jeans.

O blazer navy só exclui outras peças navy ou castanhas mas quem vai quer vestir cores tão escuras em dias de sol?

Um comentário:

  1. Encanta-me esse blazer. Combina com quase qualquer coisa que se tenha no armário

    ResponderExcluir