Páginas

julho 15, 2012

Os inevitáveis cargo shorts


Começo por reconhecer que este não foi o meu melhor momento no blogue. Acho que este conjunto resultou melhor na cabeça quando o pensei do que retratado nas fotos. E acho que o problema dele é precisamente parecer demasiado pensado. Mas pode haver quem discorde e por isso aqui fica.

Os cargo shorts largos e destruídos são uma presença constante no verão, combinados principalmente com chinelos e, não poucas vezes, singlets. Eu não vou tão longe neste despojamento vingativo de fim de semana e combino as bermudas castanhas com uma t-shirt e uns moccasins verdes.


Um detalhe curioso sobre estes cargo shorts é que eles foram adquiridos numa das poucas lojas da Abercrombie & Fitch que existem na Europa, neste caso a de Milão. A Abercrombie & Fitch é uma marca sensação americana de roupa juvenil que promove a beleza física de uma forma obsessiva. As lojas parecem discotecas e os empregados modelos. E efectivamente as campanhas publicitárias da marca usam os empregados como modelos. Contudo estas bermudas foram adquiridas na secção de criança o que, ironicamente, mostra bem a calamidade que é a obesidade infantil e juvenil nos EUA.

O cinto veio com os calções e, como adiantei aqui, por ter uma cor semelhante não marca tanto a linha de cintura o que convém para não quebrar a atenção na verticalidade.


O blazer é em algodão/linho e completamente desestruturado, bem adequado a looks descontraídos como este.


Esta t-shirt de manga 3/4 tem um pequeno bolso que é um pormenor que gosto bastante de ver em t-shirts. Creio que de algum modo adiciona interesse visual a uma peça intrinsecamente básica.

 


14 comentários:

  1. Aprecio a atenção que dás aos looks na totalidade, com o chamar a atenção para certos pormenores.

    Não sou o maior adepto do estilo em si, mas acho que isso não me impede de apreciar (afinal, tambem gosto de ver moda feminina e não sou de todo o público alvo9.

    apesar das diferenças de estilo, tenho uma visão mais descontraia, mas ainda assim longe do estilo a que chamas adolescente, gosto da evolução do blog. Gosto particularmente, lá está, com a diferença de estilos, que haja uma visão masculina da roupa, viril, se poss assim dizer. Longe da "fragilidade" que se v~e tanto por aí.

    Bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário E.

      Também não sou adepto de roupa masculina "frágil" que se vê tanto em blogs de moda. Aliás, confesso ter dificuldade em entende o fenómeno da moda e toda a indústria que roda à sua volta.

      Excluir
  2. Como já referi, não sou nada adepto dos cargo (sejam calças ou shorts), muito menos com casaco. Mas, bom, parece que vendem bem.
    Já agora, e como referiste a Abercombie, seria interessante que abordasses também a polémica que a opôs às grandes e históricas alfaiatarias londrinas que se opuseram à abertura de uma loja da marca, na "baixa" de Londres, por não lhes reconhecerem qualidade suficiente para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os preços que pratica acho que a A&F não tem muita qualidade.

      Dito isto, sendo Londres uma cidade de comércio livre a A&F tem tanto direito de se estabelecer lá quanto o mais tradicional dos alfaiates.

      Excluir
    2. Essa noção que dás de Londres, é bem reflexo do modo de pensar doa neo-liberais americanos. É verdade que Londres é uma cidade de comércio livre, mas os tradicionais alfaiates têm todo o direito de defender o seu "território" e não estarem dispostos a deixar contaminá-lo, e eu acho que fazem bem. Não fica bem uma nódoa num fato de bom corte.
      Provavelmente se por cá se tivesse feito o mesmo em relação a determinadas coisas rigorosamente portuguesas e que mereciam ter sido defendidas, as coisas não tivessem descambado como descambaram.

      Excluir
    3. Este tema levava-nos muito longe mas essa argumentação é perigosa porque facilmente resvala para a discriminação.

      Costumo dar o exemplo de que por mim proibia a venda e consumo de tabaco em Portugal, idem para a música pimba, ou novelas na TV. Mas é preciso respeitar a vontade das maiorias.

      No que toca a gosto o nosso é sempre melhor do que o do próximo. Mas isso não é matéria legislável.

      Excluir
    4. Bruno, não vejo como o tema possa resvalar para a discriminação. Já imaginaste por exemplo, um tipo qualquer pretender plantar uma vinha qualquer para vender vinho ao garrafão em plena região demarcada do Douro? Achas que tal seria permitido? E se não o fosse, pensas que se trataria de um problema de discriminação?
      Vais a Amsterdam e tens a prostituição restringida ao Red Light District. Não me parece que tenha sido discriminatório o espírito que regeu a essa lei.
      Além disso, referes algo que não tem nada a ver com o caso, que são as proibições. Londres é grande o suficiente para que todos tenhamo seu espaço. Não tem é que ser onde querem.
      Quanto aos gostos, digamos que cada um tem o seu, mas todos são, não legisláveis mas discutíveis (posso mesmo acrescentar que acho completamente idiota aquele ditado do "Gostos não se discutem")

      Excluir
    5. As regiões demarcadas têm enquadramentos e certificações. creio que todos os produtores podem ter o selo da região do Douro desde de que cumpram os requisitos.

      A prostituição é um actividade com especificidades que o comércio de vestuário não tem.

      Nenhum dos três casos é comparável.

      O que tu estás a dizer é que a A&F não devia conviver com os alfaiates londrinos tal como a Bershka e a Zara não deviam estar na Av. da Liberdade ao lado das marcas de prestígio. Só que o negócio imobiliário não se compadece com essas preciosidades. Quem tem mais dinheiro aluga espaços nas melhores zonas.

      Excluir
  3. Esqueci-me de referir que não gosto dos cargo porque me dá a sensação de que aqueles bolsos de lado parecem uns alforges, e as saliências retiram qualquer tipo de elegância às calças ou shorts. Por alguma razão, foram criados para uso no campo e não na cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes short já são um bocado baggy. Mas como mencionei noutro post as cargo pants desde que slim e com bolsos pequenos e não cheios concilia estilo e classe. Mas entendo que nem todos gostem.

      Excluir
  4. Que tanta troca de informação.

    Como referi, nao sou adepto de um estilo, à falta de melhor, cuidado. Isto para meu uso pessoa. Sou mais desportivo e casual, mas nao me impede de por exemplo apreciar, a título de exemplo, as roupas, estilo e campanhas da Zegna.

    Mas desvio-me. Nao partilho da opinião do Vic. Acho que há ligar para todos. Certo que as Lovebrands, como parece ser o caso da A&f, gera tantos ódios como amor. Eu particularmente nao gosto. Mas tal como nao gosto da Pull&bear. Claro que há coisas que me ofendem em termos de gosto. Mas se gostássemos todos do amarelo?


    Os alfaiates londrinos terão as suas razoes, mas o seu publico, acredito, nao serão os mesmos. Como terão reagido por exemplo à Urban Outiftters?


    Reitero, há espaço para todos. Nem que seja para da confusão gerar um pouco de luz, da mixórdia nascer um estilo novo. Principalmente na moda masculina, onde as coisas ainda estão muito estanciadas, nao há verdadeiros cruzamentos de estilo como na feminina.


    Bem, alongo-me.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, eu também acho que há lugar para todos. O que penso é que há determinadas zonas que devem ser preservadas. Londres é suficientemente grande para abarcar todas as marcas. Mas porquê deixar que um local que é mundialmente reconhecido como espelho do bom gosto inglês ser "manchado" por uma marca que eles consideram não atingir o nível mínimo exigível. Que, como tu dizes, ofendem o bom gosto-
      Pode-se dizer que se trata de um pouco de snobismo da sua parte. Pois talvez, mas acho que estão no seu pleno direito.

      Excluir
  5. Olha, gosto. Penso que o blazer é que dá o tal ar estudado. Prefiro sem, pelo menos esse sol não parece pedir blazer. Ou então é o calor que se faz hoje a falar por mim. :)

    Gosto muito das cargo, versão calças ou calções. Também é bom ver-vos sem ser com ar muito arrumado. Um pouco de rebeldia nunca fez mal a ninguém e recomenda-se, nem que apenas ao fim-de-semana. Além do mais, queiramos ou não, as cargo têm sempre um acrescento de virilidade, aventura, despojo.

    Gosto particularmente das cores que escolheste e da variação mangas a 3/4.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Alexandra.

    As fotos na verdade devem ter uns dois meses, mas sim nesse dia estava calor.

    Os cargo shorts da A&F são, na minha opinião, bastante bem conseguidos. E a cor destes é bastante versátil, acho que dão com todas as minhas t-shirts.

    ResponderExcluir